Estudos apontam que rótulos que alertam sobre impacto ambiental da carne vermelha podem aumentar escolhas sustentáveis em até 23,5%
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins e da Universidade Harvard, publicada na revista JAMA Network Open, mostrou que rótulos que informam sobre o impacto ambiental dos alimentos, como carne vermelha, são uma maneira eficaz de fazer com que as pessoas escolham opções mais sustentáveis.
Os pesquisadores apresentaram aos participantes um menu de fast-food com diferentes opções etiquetadas com rótulos verdes de baixo impacto climático em frangos, peixes ou itens vegetarianos, ou rótulos vermelhos de alto impacto climático em carne vermelha.
Quando os menus exibiam rótulos de alto impacto climático, 23,5% mais participantes escolheram opções sustentáveis em comparação com o grupo de controle, enquanto 9,9% escolheram opções sustentáveis quando os menus exibiam rótulos de baixo impacto climático.
A produção de alimentos de origem animal, principalmente carne bovina, é responsável por 14,5% das emissões globais de gases de efeito estufa e “é um importante contribuinte modificável para as mudanças climáticas”, segundo os pesquisadores.
Eles destacam que diminuir o consumo de carne vermelha pode reduzir em até 55% as emissões de gases de efeito estufa relacionadas à dieta.
Fonte: Um Só Planeta
Leia também:
Rishi Sunak recebe desafio vegano
Senado aprova proibição de animais em testes para cosméticos
O flexitarianismo está em crescimento