O apresentador Trevor Noah convidou o ativista vegano Ryuji Chua ao ‘The Daily Show’ para discutir o sofrimento dos peixes
Os direitos dos peixes foram discutidos em um dos talk shows mais populares nos EUA no início deste mês.
Ryuji Chua, um ativista dos direitos dos animais, apareceu no Daily Show para discutir seu documentário “How Conscious Can A Fish Be?” (“O quão consciente um peixe pode ser?”) com o anfitrião Trevor Noah.
O documentário de Chua explora as evidências de que os peixes são seres conscientes e desafia o estereótipo de que são animais irracionais.
Noah descreveu a questão da consciência dos peixes como uma “conversa muito interessante” e então questionou o ativista, “Você está dizendo que os peixes podem ser conscientes?”
“Crescendo, eu não pensava nisso. Como muitas pessoas, eu cresci pensando que os peixes eram esses animais estúpidos e inconscientes com uma memória de três segundos e não podem sentir dor.”, respondeu Chua.
“Isso teria sido bom, perdoável, se eu estivesse em 1703. Mas hoje há uma montanha de evidências produzidas por anos de pesquisa que sugerem que os peixes sentem, pensam e sofrem, como cães, gatos e outros animais.”, finalizou o ativista.
Noah perguntou a Chua se há ética em comer peixes selvagens, ao que ele respondeu: “A pesca causa um tremendo sofrimento a um número imensurável de peixes e essa é a questão para mim. Para mim, há um problema quando alguém sofre.”
“Não vou sentar aqui e dizer que me sinto emocionalmente compelido a me importar com os peixes da mesma maneira que me importo com os cães”, continuou Chua. “Eu não cresci perto de peixes. Eu cresci em torno de cães.”
Ele acrescentou: “Pelos peixes sofrerem e por seu sofrimento ser importante para eles, é o motivo pelo qual eu sinalizo isso como um problema”.
Os peixes podem sofrer?
Como afirmado por Chua, os humanos historicamente tendem a ver os peixes como animais inconscientes e não inteligentes. Mas muito do que pensamos sobre os peixes tem sido denunciado por especialistas.
Os peixes têm sistemas nervosos que liberam endorfinas que aliviam o sofrimento, o que foi visto como uma prova de que eles conseguem sentir dor.
Além disso, vários estudos realizados em peixes concluíram que eles parecem demonstrar capacidade de sentir dor.
Quando trutas tiveram um ácido doloroso injetado em seus lábios sensíveis, elas pararam de comer, balançaram para frente e para trás no chão do tanque e esfregaram os lábios contra as paredes do tanque.
Fonte: Plant Based News
Leia também:
Morsa é sacrificada na Noruega
Abelhas são capazes de sentir dor
Dona de santuário de animais é presa por “roubar” vacas