A morsa, que se tornou uma atração turística por tomar banhos de sol em Oslo, teve que ser sacrificada após público não respeitar regra de não aproximação
O governo da Noruega anunciou no último domingo, 14 de agosto, que decidiu sacrificar a morsa conhecida como Freya.
Ela estava sendo atração desde julho no fiorde de Oslo, local onde gostava de tomar banhos de sol próxima aos barcos.
Em um comunicado, o chefe da Direção Norueguesa de Pesca, afirmou: “A decisão de abatê-la foi tomada com base numa avaliação global da ameaça que representava para a segurança humana.”
De acordo com as autoridades locais, mesmo que a morsa não fosse uma ameaça para os humanos, ela poderia atacar se estivesse em perigo.
A cruel medida de sacrificar o animal foi tomada após o público ignorar a recomendação de manter uma distância segura da morsa.
“Os visitantes estão nadando com Freya, jogando objetos nela e chegando perto dela para tirar fotos, às vezes “com seus filhos a tiracolo”, disse Jdaini, porta-voz da Diretoria Norueguesa de Pesca, à CNN.
Segundo a diretoria, os alertas não foram suficientes para as pessoas respeitarem a regra.
Normalmente, as morsas ficam um breve tempo em ilhas e depois retornam para casa, mas no caso de Freya, ela parecia gostar das pessoas e estava no local desde 17 de julho, atraindo espectadores.
De acordo com as autoridades, a melhor alternativa seria se Freya fosse embora por contra própria. No entanto, isso não aconteceu e ela acabou perdendo a vida apenas por ser amigável e sociável.
Fonte: Um Só Planeta
Confira Também:
Abelhas são capazes de sentir dor
Dona de santuário de animais é presa por “roubar” vacas
Investigação descobre graves violações ao bem-estar animal