Ruídos gerados por atividades humanas tem impactado negativamente a saúde e comunicação dos golfinhos, fazendo-os aumentarem o volume de suas vocalizações
A poluição sonora causada por atividades humanas afeta a comunicação dos golfinhos, um dos seres marinhos mais sociais e inteligentes.
Eles se utilizam de assobios e ecolocalização para caçar e se reproduzir, mas os ruídos gerados por perfurações no leito marinho e navegação têm impactado negativamente sua saúde.
Para lidar com essa perturbação, os golfinhos estão aumentando o volume de suas vocalizações ao se comunicarem.
Segundo Pernille Sørensen, da Universidade de Bristol, houve um aumento significativo no ruído produzido pelo homem nos últimos 20 anos, e a poluição sonora nos oceanos não é exceção.
Os pesquisadores observaram essa adaptação ao analisarem o comportamento de dois golfinhos em uma lagoa exposta a ruídos artificiais.
Eles também mudaram sua linguagem corporal, posicionando-se de frente um para o outro e nadando mais próximos.
No entanto, esses ajustes nem sempre são suficientes para superar os efeitos negativos do ruído na comunicação dos animais.
A cientista enfatiza os prejuízos potenciais dessa interrupção nas atividades grupais dos golfinhos e espera que a compreensão desses efeitos leve a soluções para mitigá-los.
Fonte: Um Só Planeta
Leia também:
Moby lança documentário sobre veganismo
Rótulos de impacto climático diminuem consumo de carne
Senado aprova proibição de animais em testes para cosméticos