Materiais descartados são utilizados para fabricar instrumentos musicais por jovens que participam da Tapera das Artes, organização social sustentável do Ceará
A organização social Tapera das Artes, localizada no Ceará, está há mais de 30 anos desenvolvendo atividades pedagógicas sustentáveis para jovens.
As crianças e adolescentes que participam da organização realizam a luteria, ofício de construir e conservar instrumentos musicais.
Eles fabricam os instrumentos utilizando materiais que seriam descartados como lixo.
A construção e conserto dos instrumentos inclui o uso de materiais orgânicos, como cabaça, bambu e madeira, até matérias-primas sintéticas como plástico, papel, borracha e metal.
Parte desses materiais utilizados é doada por parceiros da Tapera das Artes e outra parte é coletada no lixo pelos próprios alunos.
A proposta da organização é explorar esta variedade de objetos para criar instrumentos musicais e esculturas sonoras em busca de novas sonoridades, novas formas estéticas e alternativas sustentáveis para a luteria.
As aulas de luteria acontecem de segunda a sexta, de 8h às 17h, com a presença de um coordenador e oito assistentes, sendo duas crianças bolsistas.
“A luteria possibilita um direcionamento profissional para os participantes que se interessam pelo ofício”, afirma o presidente da Tapera das Artes, Magno Miranda.
Fonte: Ciclo Vivo
Leia também:
Top model cria utensílios sustentáveis com casca de coco
Cadeiras de rede de pesca reciclada
Baterias descartadas viram fertilizantes