Obtido a partir de folhas, Leafu é um alimento altamente nutritivo, rico em proteínas e produzido para o consumo humano
Praticamente todos os veganos já escutaram alguém falando que a alimentação plant-based consiste apenas em “mato” como uma piadinha.
Mas, brincadeiras à parte, isso está cada vez mais perto de tornar-se uma realidade!
Uma nova proteína vegana chamada “leafu” está em desenvolvimento.
Feita a partir de qualquer folha não tóxica, é um alimento altamente nutritivo e feito especialmente para o consumo humano.
“Sabemos que as folhas têm proteína, basta dar uma olhada em uma vaca”, disse Rebecca Knowles, uma das defensoras de leafu.
“O problema é que, como seres humanos, é difícil comer folhas suficientes para obter uma boa quantidade de proteína delas; além disso, algumas folhas são muito difíceis ou mesmo impossíveis de digerir, a grama é um bom exemplo disso.”
Leafu pode ser feito de ervas daninhas comestíveis, como urtigas, subprodutos agrícolas de ervilha ou feijão e até de mesmo trevos e grama.
Um processo chamado fracionamento de folhas é realizado, tornando o alimento adequado e palatável para consumo humano.
De acordo com Knowles, leafu contém todos os aminoácidos essenciais e é rico em micronutrientes, principalmente ferro e betacaroteno.
Seu teor de proteína é de 49%, bem maior se comparado à soja (38%), ervilha (25%) e trigo (13%).
Pensando no futuro
Leafu está sendo atualmente produzida pela Stockfree Farming, uma organização que trabalha para acabar com a criação de gado, em conjunto com pesquisadores do Rural College da Escócia.
Embora ainda esteja em seu estágio inicial de desenvolvimento, Knowles diz que produtores de alimentos de todo o mundo já estão interessados no produto.
Fonte: Plant Based News
Leia Também:
Veganismo diminui risco de câncer
O Consumo de proteínas microbianas pode reduzir CO2
Japão está criando regulação para a carne cultivada