Amplamente utilizados na aromaterapia, os hidrolatos são totalmente naturais e possuem em suas composições propriedades curativas e terapêuticas
Os hidrolatos, também conhecidos como águas florais, são usados na homeopatia devido às suas propriedades terapêuticas, e na indústria cosmética devido aos seus aromas e benefícios estéticos.
Os diferentes tipos de hidrolato podem proporcionar diferentes benefícios para a saúde física e mental.
Além disso, por serem produtos 100% orgânicos, naturais e veganos, é necessário tomar cuidado com o armazenamento.
Para que as propriedades dos hidrolatos sejam conservadas, eles devem ser mantidos em local fresco e em um recipiente bem fechado.
Clique aqui e conheça todos os hidrolatos disponíveis na Atlantikos!
Como os hidrolatos são feitos?
O processo realizado para a obtenção dos hidrolatos é o mesmo realizado para a obtenção dos óleos essenciais, a destilação.
Inclusive o hidrolato é um subproduto da extração dos óleos essenciais que por algum tempo não foi aproveitado corretamente.
A destilação a vapor é o método mais utilizado, onde a matéria-prima é submetida à ação do vapor d’água, criado em caldeiras.
O vapor atravessa a matéria-prima e vai até o condensador, onde o óleo essencial e o hidrolato retomam a forma líquida.
Posteriormente, eles são segregados e assim surgem as duas substâncias diferentes, obtidas pelo mesmo processo.
Diferença entre hidrolato e óleo essencial
A grande diferença entre os óleos essenciais e os hidrolatos está na concentração.
Enquanto uma gota de óleo essencial equivale a 25 xícaras de chá da planta, uma colher de sopa de hidrolato corresponde a 15 xícaras de chá da planta.
O óleo essencial é um produto natural, mas por possuir propriedades muito concentradas e aroma intenso, possui algumas contraindicações.
Já o hidrolato possui propriedades diluídas e o aroma é menos intenso, podendo ser aplicado diretamente na pele sem nenhuma contraindicação.
Como utilizar os hidrolatos?
As formas mais comuns de utilização de hidrolatos são a inalação e aplicação tópica.
A inalação, técnica usada pela aromaterapia, pode ser realizada por meio de difusores, vaporização, banhos aromáticos entre outros.
Na pele, são indicados para limpeza, hidratação e tonificação, podendo ser usados como spray, máscara, loção, compressa, etc.
Benefícios dos hidrolatos
Conheça alguns dos tipos mais famosos de hidrolato, suas propriedades terapêuticas e os benefícios que eles podem proporcionar para sua saúde:
- Lavanda: possui ação regenerativa e pode ser utilizado para recuperar a pele exposta à depilação, queimaduras solares, erupções cutâneas, insolações, lesões, picadas de insetos e coceiras.
- Alecrim: tem ação adstringente e tonificante, é indicado para combater a acne, celulite e flacidez.
- Gerânio: possui ação regenerativa e hidratante, pode ser usado para regular a oleosidade da pele, diminuir acne, tratar psoríase e eczemas.
- Rosa: tem ação regenerativa e antibacteriana, é indicado para o tratamento de acnes, queimaduras e dermatites.
Pode beber hidrolato?
Em 2017, uma pesquisa relacionada ao consumo via oral de hidrolatos foi realizada, nela constatou-se que a grande maioria pode ser consumido em bebidas sem nenhum tipo de malefício para a saúde.
No entanto, atualmente não há nenhuma regularização sobre o uso da substância em alimentos e poucos estudos verificam todos os efeitos que o hidrolato pode ter no organismo ao ser consumido via oral.
Por isso, apenas o uso tópico é recomendado.
Onde comprar hidrolatos?
No marketplace Atlantikos, você encontra marcas de hidrolatos e compra direto delas pela plataforma.
Clique aqui e conheça todos os hidrolatos disponíveis!
Leia também:
Óleos Essenciais: o que são e por que usar
Top 10 marcas de Óleos Essenciais (2022)
10 razões para usar cosméticos veganos