A Heineken vai implantar uma mini floresta formada por espécies nativas da Mata Atlântica no evento, iniciativa faz parte das metas sustentáveis da empresa
A Heineken, patrocinadora oficial do Rock in Rio 2022, quer deixar um legado na cidade-sede do festival.
A empresa implantará uma mini floresta urbana de aproximadamente 900 metros quadrados no Parque olímpico da Barra da Tijuca, sede do evento, composta por espécies nativas da Mata Atlântica.
Essa iniciativa, criada com a agência Atenas, faz parte da meta da empresa de implantar mini florestas urbanas em 19 capitais brasileiras até 2030, o Rio de Janeiro será a primeira a receber uma área verde.
A aposta foi feita por meio da plataforma Green Your City, que aproxima a sustentabilidade da vida noturna, da vida cultural e das relações com as cidades.
Os objetivos são baseados em quatro pilares diferentes: energia verde, economia circular, cidades mais verdes e consumo responsável.
As árvores que compõem a mini floresta fazem parte do bioma nativo da região. Entre as dezenas de espécies estão: o jequitibá-rosa, araçá-amarelo, grumixama, e o guatabu.
A restauração ecológica utiliza a técnica Pocket Forest, desenvolvida pelo botânico e paisagista Ricardo Cardim, responsável pelo projeto.
De acordo com essa técnica, a composição e o espaçamento dos trabalhos de restauração devem respeitar a evolução original da floresta, que proporciona crescimento mais rápido, menores índices de perdas, baixo consumo de água e menor necessidade de manutenção.
“A ideia das Florestas de Bolso de Mata Atlântica é possibilitar áreas verdes funcionais e eficientes em serviços ecossistêmicos que sirvam como ferramentas de educação ambiental. Queremos que as pessoas possam conviver, compreender e valorizar essa incrível herança natural”, explica Cardim.
Fonte: Um Só Planeta
Leia também:
Nescafé lança blockchain que detalha cadeia sustentável ao consumidor
Startup cria tecnologia para colheitas mais sustentáveis
Tetra Pak está investindo na sustentabilidade