No Dia Mundial do Vegetarianismo convidamos você a conhecer todas as possibilidades dentro desse movimento.
Antes de listar os tipos de dietas, nós da Atlantikos achamos importante reforçar que a jornada de conscientização e transição difere para cada um.
O processo de redução ou eliminação do consumo de carne é muito mais sobre fases e pequenos progressos do que uma virada de chave para a perfeição.
A diversidade das práticas do vegetarianismo
Há quem se identifique como vegano, vegetariano estrito, lacto-vegetariano, ovo-lacto-vegetariano, ovo-vegetariano, crudívoro ou frugívoro.
A transição para essas dietas pode envolver um mix de motivações que vão desde a melhora na saúde, passando pela ética envolvida no fim da exploração animal, também pela contribuição real com a redução da emissão de gases de efeito estufa e, ainda, pela preservação das florestas.
E o melhor é que o movimento é democrático. São vários os formatos possíveis.
1. Ovo-lacto-vegetariano
Pessoas que deixaram de comer carne de gado, de porco, de aves, peixes e todos os considerados frutos-do-mar, mas que consomem ovos, leite e todos os derivados, como iogurte e queijos.
2. Lacto-vegetariano
As pessoas que, além de não comerem carne de nenhuma espécie, excluem também os ovos da alimentação, mas seguem consumindo leite e seus derivados.
3. Ovo-vegetariano
Os que deixaram de comer todas as carnes, bem como leite e queijos, mas consomem ovos.
4. Vegetariano estrito
Seguem uma dieta estritamente à base de plantas, sem nenhum ingrediente de origem animal, excluindo também o mel de abelhas, por exemplo, além dos ovos, leites e queijos.
5. Vegano
Aqueles que levam a consciência de consumo para além da alimentação: não comem nenhum tipo de carne ou derivado, e também não usam couro ou lã, não compram cosméticos com ingredientes de origem animal e nem testados em animais.
6. Crudívoro
Quem segue uma alimentação baseada em alimentos naturais de origem vegetal e, em alguns casos, certos tipos de peixe, que devem ser consumidos crus ou submetidos a um calor inferior aos 45 °C.
7. Frugívoro
Similar aos crudívoros, os frugívoros também têm uma alimentação baseada em frutas e vegetais crus, com a diferença que este grupo não consome sal e outros refinados, como azeite, shoyu e outros temperos.
No frugivorismo vale apenas os sais e os açúcares presentes nos alimentos in natura.
Fontes: Nanda Cury, Tua Saúde, Viva Bem (UOL), Agência Brasil