Nova campanha publicitária da PETA gera debates ao instigar o público a considerar a hipocrisia de suas escolhas alimentares
Uma nova campanha publicitária que compara comer peixe a comer gatos tem sido objeto de intenso debate no Reino Unido. O grupo de defesa dos animais PETA está por trás do anúncio pró veganismo.
Ele mostra uma vendedora de peixes sorridente segurando um peixe morto, que gradualmente se transforma em um gato.
As palavras “Veja as coisas do mar de uma maneira diferente. Respeite toda a vida. Vire vegano” são mostradas abaixo da imagem.
A hipocrisia do consumo animal
Embora as pessoas possam se chocar com a comparação, o anúncio se baseia na errada crença de que há diferença entre os animais que comemos e os “animais de estimação”.
Muitas pessoas argumentariam que a preferência por alguns animais em detrimento de outros pode ser atribuída à nossa cultura e sociedade, em vez de qualquer base científica.
Não há motivo para acreditar que peixes tenham menos capacidade de sentir emoções do que gatos e cachorros, e é essa mensagem que a PETA está tentando transmitir com seu anúncio.
“Peixes tem sentimentos e podem sentir dor tanto quanto cães e gatos, no entanto, pescadores os retiram do oceano, causando-lhes asfixia, e os evisceram enquanto ainda estão conscientes”, disse a vice-presidente de programas da PETA, Elisa Allen.
“Todos merecem proteção contra abuso, e a PETA está lembrando que animais marinhos têm vontade de viver e não querem morrer para jantares humanos.”
Os peixes podem sentir dor?
Historicamente, os humanos tendem a ver os peixes como animais inconscientes e pouco inteligentes.
Isso provavelmente se deve ao fato de que eles parecem e se comportam de maneira diferente de nós.
No entanto, uma grande quantidade de pesquisas científicas indicou que os peixes têm capacidade de sentir dor.
Em seu livro “Do Fish Feel Pain?” (“Os peixes sentem dor?”, em tradução livre), a bióloga Victoria Braithwaite escreveu que “há tanta evidência de que os peixes sentem dor e sofrem quanto há para aves e mamíferos”.
Os peixes, assim como nós, têm sistemas nervosos que liberam endorfinas para aliviar o sofrimento. Especialistas afirmam que isso é mais uma evidência de que eles são totalmente capazes de sentir dor.
Fonte: Plant-based News
Leia também:
Estudo realiza descoberta impressionante sobre os peixes
Crueldade animal em abatedouro “humanitário”
Competição cruel é cancelada na Nove Zelândia