A partir deste ano, restos de frutas, legumes e outros materiais orgânicos deverão ser compostados ou transformados em biogás.
O governo da Califórnia anunciou uma nova lei que determina que a partir de 2022 todas as cidades deverão contar com programas de reciclagem e os 40 milhões de moradores do estado deverão separar seus resíduos orgânicos.
Com a iniciativa, o envio de resíduos para os aterros sanitários deve cair e, com isso, também é esperada a redução das emissões de metano do estado, que são liberadas pela decomposição do lixo orgânico, se tornando o terceiro maior emissor de gás metano do estado – atrás apenas da flatulência e arrotos bovinos (30%) e esterco de ruminantes (25%), os dois maiores emissores.
O estado é o segundo nos EUA a adotar a medida, depois que Vermont, no nordeste do país, lançou um programa semelhante em 2020.
Pela nova lei, até 2025 a Califórnia deve reduzir a presença de resíduos orgânicos em aterros sanitários em 75% em relação aos níveis de 2014, o que significa a redução de cerca de 23 milhões de toneladas para 5,7 milhões de toneladas. Atualmente, quase metade do resíduo que vai para aterros é formado por lixo orgânico.
Fonte: Um Só Planeta