Gigantes se unem na criação de sistema de recompensas para quem levar seu lixo para reciclagem.
Uma das maiores dificuldades na economia circular é viabilizar a logística reversa, ou seja, fazer com que os materiais voltem à origem pós-consumo, e assim diminuir o volume de vidros, papéis e plásticos nos aterros sanitários.
Pensando nisso, as gigantes Ambev, Colgate-Palmolive e Suzano se uniram à Ambipar no desenvolvimento de uma plataforma que oferece créditos como recompensa aos usuários que levarem seus lixos recicláveis até os ecopontos.
Os créditos podem ser trocados por bilhetes de transporte público, recargas de celular, descontos em livrarias e na conta de luz (por meio de um programa da distribuidora Enel).
O ecoponto de coleta já está em operação e ficará disponível no Makro do município de São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, pelos próximos 12 meses. As pessoas podem descartar itens como vidro, alumínio, papel, papelão e embalagens em geral, de uso mais comum. Só não podem ser descartados resíduos tóxicos, madeira, objetos cortantes, lâmpadas, tintas, espelhos, cerâmica, isopor, pilhas e baterias.
O sistema criado pela startup Tricilo (que pertence à Ambipar) é automatizado e funciona no estilo drop‘n’go, sem a necessidade de um operador. Basta baixar o aplicativo Triciclo (disponível para Android e iOS) e realizar o cadastro para mais informações.
Fontes: Exame ESG, Suzano