Mais de 170 mil alunos das escolas municipais de Salvador vão receber 10 milhões de refeições saudáveis, sustentáveis e veganas por ano.
Essa é uma das iniciativas do programa “Alimentação Consciente Brasil” adotado pelo município de Salvador em colaboração com as ONGs Mercy for Animals e Humane Society International.
Os menus serão criados por chefs, nutricionistas, e especialistas de alimentação em massa. Além disso, as refeições “sustentáveis e saudáveis” irão de encontro com as tradições familiares dos alunos soteropolitanos.
Contribuição para animais e meio ambiente
As ONGs por trás do projeto divulgaram um estudo indicando que a iniciativa economizará 75 mil toneladas de CO2, 400 milhões de litros de água e evitará o desmatamento de 16 mil hectares de floresta.
“A ideia é incutir e criar mudanças de longo prazo nos hábitos alimentares dos alunos” disse o secretário municipal de educação de Salvador, Marcelo Oliveira, citado por A Beterraba.
Além disso, Oliveira também citou que “hoje no Brasil sabemos que as crianças, principalmente das camadas mais pobres da população, o público-alvo da rede municipal de ensino, não consomem as porções recomendadas de frutas e hortaliças, e as fontes de proteína são voltadas para produtos de origem animal.”
Dessa forma o programa incentivará a educação sobre sustentabilidade e sua relação com veganismo para os alunos. Incentivando também hábitos mais saudáveis na alimentação.