A pequena cidade ribeirinha localizada no norte do Pará, precisamente na Ilha de Marajó, é conhecida como a Veneza Marajoara, por ser uma cidade inundada por estar à margem de três rios da região: Cajuuna, Afuá e Marajozinho.
Assim como a Veneza italiana, a cidade paraense também é repleta de canais, apesar daqui às construções serem de palafitas e as águas que rodeiam a cidade serem doces.
Dado essas condições naturais, a maioria da cidade foi construída sobre plataformas de madeira, no modelo de palafitas, para que as construções não fossem afetadas pelos rios nos seus períodos de cheia.
Além disso, como outra forma de manutenção desse modelo urbano, as bicicletas foram escolhidas pelas autoridades locais como meio de transporte oficial da cidade.
Afuá é o primeiro município brasileiro a proibir carros e motos por toda sua extensão.
Essa ideia surgiu como uma maneira de preservar as vias de madeira e a vida da população, dado que as ruas sem carros diminuem a quantidade de acidentes de trânsito.
Além de ajudar, principalmente, na preservação do meio ambiente, enquanto a cidade não emite gás carbônico na atmosfera por meio de transportes tradicionais, como motocicletas e automóveis.
A única poluição fica por conta da energia elétrica gerada pela queima do óleo diesel, além do combustível utilizado para os motores dos barcos.
Fontes: Pro Coletivo, GreenMe
Olá, navegantes, já imaginaram uma cidade só de bicicletas?
Como seriam os grandes centros urbanos se houvessem mais incentivo ao uso dos transportes verdes?
Com certeza, muitos benefícios viriam ao meio ambiente à população.
Deixe nos comentários, o que acharam da matéria e considerações sobre o assunto!
Grande abraço!