Vem saber mais sobre as consequências do consumo de carne e os benefícios de começar a comer mais proteínas vegetais!
O consumo de carne animal tem diversos prejuízos para a saúde, meio ambiente e animais. Veja abaixo alguns motivos para você reduzir ou parar com o consumo de carne e incluir mais proteínas vegetais na sua alimentação.
1. Você combate o desmatamento
Pesquisas comprovam que 80% do desmatamento de florestas nativas como a Amazônia acontece pela indústria pecuária, que produz carne e couro. Então quando você reduz o consumo de carne você reduz o desmatamento.
2. Você contribui para a redução do efeito estufa
O efeito estufa acontece pela liberação de metano (CH₄) e dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera, diminuindo a troca de calor fazendo com que a temperatura do planeta aumente. Isso aumenta o risco de grandes catástrofes como o derretimento das geleiras, que pode inundar cidades praianas.
O metano é produzido pelas vacas durante a digestão e liberado por flatulências e arrotos. Estudos mostram que a pecuária é responsável por 14,5% dos gases causadores do efeito estufa.
Assim, ao reduzir o consumo de carne bovina você ajuda o planeta e contribui para um futuro saudável na terra.
3. Você ajuda a combater a fome mundial
Uma população de 6,5 bilhões de pessoas necessita de 6 quadrilhões de calorias anuais para viver. A produção mundial de grãos é de 1,86 bilhões de toneladas de grãos anualmente, cerca de 7,5 quadrilhões de calorias. Mas se há sobra na produção, por que quase 1 bilhão de pessoas passam fome?
Isso porque a maioria dos grãos é destinado para alimentar animais! Um exemplo: 60% do milho e da cevada, e 97% do farelo de soja produzidos são destinados para alimentações de animais. E esses animais são, em maioria, consumidos por uma população mais rica.
Quando você enfraquece a indústria da carne animal você aumenta a distribuição de grãos para pessoas, e grãos são alimentos baratos e muito nutritivos!
4. Você combate o trabalho escravo
Você sabia que a indústria da carne é responsável por 70% dos casos de trabalho escravo? Infelizmente é a realidade. Ao reduzir ou parar de comer carne você enfraquece práticas de trabalho escravo.
5. Você salva-vidas animais
70 bilhões de animais terrestres são mortos por ano no mundo, e isso desconsiderando os peixes! Esses animais têm sentimentos, gostam de receber carinho e ama seus próximos como nós humanos.
Olha só esse dado:
1 segundo = abate de 1 boi, 1 porco e 190 frangos
É isso mesmo, por segundo! Ou seja, quando você reduz o consumo de carne nas segundas você salva vidas animais!
6. Você fica mais saudável!
O consumo de carne gera diversas doenças degenerativas e fatais como: doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade e diversos tipos de câncer e diabetes.
Pesquisas estimam que se a população mundial mudar seus hábitos alimentares para dietas à base de vegetais, poderíamos evitar 8 milhões de mortes até 2050.
Ah, e você consegue obter muitas proteínas em grãos como grão-de-bico, lentilha, feijão e soja com receitas maravilhosas!
Mas e as proteínas?
A dieta vegetariana e vegana possui muitas fontes de proteínas como: tofu, soja, feijão, quinoa, folhas verdes, ervilhas, brócolis, cogumelos, abacate, chia, nozes, lentilha, grão-de-bico e outras!
Proteínas não vão faltar!
Como começar?
Comece anulando a carne em apenas 1 dia da sua semana. O movimento segunda sem carne existe exatamente para pessoas nesse estágio inicial e dá muito certo!
De acordo com uma pesquisa inglesa, 3 em 4 pessoas que aderem ao segunda sem carne se tornam vegetarianas.
Fonte: Vegan Business