Instituído pela ONU, o Dia Mundial do Meio Ambiente visa chamar a atenção da população mundial para os problemas ambientais!
A origem do dia
No dia 5 de junho de 1972, em Estocolmo, Suécia, foi realizada a Conferência de Estocolmo, reunião das Nações Unidas com foco na questão ambiental.
A conferência ficou conhecida como um marco na maneira de enxergar a importância da preservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais.
Desde então no dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. E apesar da grande evolução que a Conferência representou, estamos longe de resolver esse problema.
A importância da data
Atualmente existe uma grande preocupação em torno da ação negativa do homem sobre o meio ambiente.
A destruição de habitats e a poluição, por exemplo, são pontos que exercem grande influência na sobrevivência de diversas espécies.
Os principais causadores conhecidos destes e de outros problemas ambientais são o descarte inadequado do lixo, a falta de saneamento básico, desperdício de água entre outras causas.
O meio ambiente no nosso dia a dia
Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não pode fazer a diferença, é fundamental que cada um faça sua parte!
Além de cobrar o cumprimento das leis ambientais, podemos assumir uma postura de cuidado com o meio ambiente em nossas vidas, e assim construir uma nova sociedade ao nosso redor.
Reciclar o lixo doméstico, economizar água e escolher com cuidado as marcas que você consome entre outras atitudes podem mudar o quadro atual, e dar o exemplo para pessoas próximas a você!
“A proteção do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo mundo e um dever de todos os governos”. – Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano – 1972.
Fonte: Brasil Escola