Conheça mais sobre o documentário que fala sobre o veganismo na periferia.
O documentário produzido pela Habitat Filmes, em parceria com a Mídia Ninja, retrata a vida de dois irmãos gêmeos, Leonardo e Eduardo, veganos e moradores da periferia de Campinas e fundadores da página Vegano Periférico no Instagram.
Com 340 mil seguidores, a página alcançou uma quantidade expressiva de seguidores por mostrar o veganismo a partir de um ponto de vista político e popular.
Segundo os irmãos, a ideia da página surgiu de maneira orgânica sem muito planejamento e com a ideia principal de contribuir para o fim da exploração animal por meio de consciência, informação e empatia.
Os gêmeos acreditam que o veganismo consegue tornar-se popular, dialogando com todas as classes e causas sociais.
Eles contam que quando deixaram de consumir produtos de origem animal foi muito difícil encontrarem referências de ativistas pobres, periféricos e pretos nas redes sociais que apoiassem a causa.
O veganismo sempre esteve atrelado a uma elite com poder aquisitivo para comprar produtos que não envolvam animais em sua produção.
Leonardo e Eduardo acreditam que o veganismo só consegue ter um potencial revolucionário quando ele atinge as camadas mais populares, a base das pirâmides sociais; caso contrário, o movimento reproduz-se em uma bolha e deixa de ser uma causa coletiva.
Como eles dizem: “quando a base se informa, a pirâmide treme.” Por fim, os irmãos ainda criticam a capitalização do veganismo, que transforma as causas em uma tendência de consumo e esvaziam a pauta.
Segue o trailer abaixo:
O perfil no instagram é @veganoperiferico e o documentário de 50 minutos está disponível no IGTV deles e no canal do youtube da Mídia Ninja.