Desde a gravidez até o dia a dia com os pequenos, conheça um pouco das mamães que optaram pelo veganismo como estilo de vida!
Veganismo na Gravidez
Ainda temos em nossa sociedade um pensamento preconceituoso que afirma que a dieta vegetariana ou vegana é pobre em nutrientes. E essa polêmica fica ainda maior quando o assunto é a ausência de alimentos derivados de animais durante a gravidez.
Porém, como explica a nutricionista Luciana Novaes, não há nada o que temer para as futuras mamães: “A dieta vegetariana pode ser tão ou mais rica em nutrientes e saudável quanto qualquer outra dieta!”
Em toda gravidez o acompanhamento com um nutricionista é recomendado, e com as mamães veganas, não é diferente.
Veganismo na Infância
Em 2019, o site Leiturinha entrevistou algumas mamães e filhas(os) com estilo de vida vegano.
Uma delas foi Gerusa, mamãe de Nicole, e vegetariana há 23 anos. Gerusa decidiu criar sua filha com uma dieta vegana e Nicole sempre reagiu bem e se adequou á dieta.
“A grande dificuldade é comer fora de casa e mantê-la longe dos doces industrializados, que também não estão conforme a educação alimentar que quero proporcionar para ela” Relata.
Beatriz também integra esse time de mamães, moradora de Sintra, em Portugal, e vegetariana há 5 anos, passou por 2 gestações veganas.
Desde o nascimento, cria suas filhas Júlia e Helena com dieta ovovegetariana, sendo os ovos consumidos pelas pequenas de origem conhecida, o quintal de casa.
Como trabalha em casa, Beatriz consegue preparar refeições diariamente, e afirma: “Sempre vale apostar no arroz com feijão, também faço sopas com os legumes que tenho em casa, e gosto de ter alimentos sempre fresquinhos.”
Cada vez mais pessoas aderem ao vegetarianismo e ao veganismo, e tanto para mamães quanto para seus filhos(as), focar na alimentação saudável é fundamental!
Fontes: Conquiste sua vida; Leiturinha, Vista-se.