O fermento, químico ou biológico, é um dos produtos mais utilizados na culinária, mas muitas vezes pode surgir a dúvida: será que ele é vegano?
Dietas veganas são caracterizadas por serem totalmente livres de quaisquer alimentos de origem animal ou derivados.
No entanto, apesar da definição parecer bem clara, alguns produtos alimentícios ainda podem causar dúvida naqueles que seguem uma dieta plant-based.
Continue lendo para saber mais sobre os tipos de fermento e descobrir se seu consumo é adequado para veganos.
Fermento biológico x Fermento químico
Compreender as diferenças entre os tipos de fermento disponíveis no mercado é essencial para compreender se esses alimentos podem ser consumidos por aqueles que adotam uma alimentação vegana, entenda:
Fermento químico
Normalmente, o fermento químico é composto pela mistura de bicarbonato de sódio e algum tipo de ácido, que pode ser sal ácido ou ácido orgânico.
Quando ele entra em contato com a umidade da massa e com o calor do forno, uma reação química é ativada e o bicarbonato se decompõe, formando as bolhas de CO₂ necessárias para o crescimento da massa.
Fermento biológico
O fermento biológico natural é formado por uma abundância de células de Saccharomyces cerevisiae, microrganismos vivos da classe dos fungos que também são conhecidos pelo nome de levedura.
Ao ser adicionado a uma massa, os fungos começam um processo de alimentação da glicose presente na farinha e a digestão desencadeia a produção de alguns compostos.
Entre esses compostos liberados, estão as bolhas de CO₂ que provocam o crescimento da massa e aspecto aerado.
Afinal, veganos podem consumir fermento?
O fermento químico é totalmente livre de quaisquer substâncias de origem animal, sendo considerado um alimento 100% vegano.
Já no caso do fermento biológico, essa pergunta é um pouco mais difícil de responder, visto que o tópico causa discordância entre adeptos do veganismo.
Geralmente, veganos acreditam que o fermento biológico é um alimento permitido porque o que diferencia os fungos de outros seres vivos é que ele não tem sistema nervoso.
Isso faz com que ele não sinta nenhuma dor ou sentimento quando é ingerido e torna seu consumo livre de qualquer tipo de crueldade.
No entanto, um seleto grupo acredita que pelo fungo ser um organismo vivo, seu consumo não é adequado para aqueles que seguem a ideologia vegana.
Ou seja, definir se o fermento biológico é ou não vegano depende muito mais de questões ideológicas individuais do que alguma definição específica.
Leia também:
Veganismo e vegetarianismo podem gerar felicidade
10 alimentos veganos nutritivos e acessíveis
10 alimentos que parecem vegetarianos ou veganos mas não são