Material produzido com a ONG WWF Brasil traz dados preocupantes sobre o tratamento de resíduos no país e aponta mudanças para reduzir o problema.
Chico Bento, que desde a criação da Turma da Mônica em 1959 esteve sempre tão conectado ao campo e à vida rural, é a estrela de uma cartilha sobre como cuidar melhor do lixo que geramos no dia a dia.
A escolha do personagem está mais do que justificada: em 2020, Chico Bento foi promovido a embaixador oficial da ONG WWF Brasil por trazer em suas histórias a mensagem de preservação do meio ambiente.
Produzida em parceria com a entidade ambientalista, a cartilha traz dados preocupantes sobre o tratamento de resíduos no país e aponta mudanças simples para reduzir o problema e gerar benefícios.
Você sabia, por exemplo, que se todo o lixo produzido no Brasil fosse descartado ao longo de uma estrada percorrendo todo o litoral do país, em apenas um dia teríamos um tapete de resíduos com 3,5 centímetros de altura?
Essa é a forma didática com que o material aborda os dados coletados com base em pesquisas governamentais e de institutos especializados em ambiente e consumo consciente, como o Akatu.
O conteúdo didático traz ainda informações sobre o que acontece com o lixo pós-consumo, para onde ele é enviado, como é tratado e os benefícios de se ter um sistema de gestão adequado — algo ainda distante no país onde só cerca de 38% das cidades têm algum tipo de coleta seletiva. A cartilha é gratuita e pode ser baixada aqui.
Fonte: Um Só Planeta