Um novo conceito de economia ressignifica o mercado e questiona os conceitos de sucesso.
Consumismo e Sustentabilidade
O consumismo como conhecemos nasceu durante a revolução industrial, e com certeza os donos das primeiras indústrias não tinham a percepção de sustentabilidade que temos hoje.
Não podemos culpá-los, pois naquela época se pensava que recursos naturais eram inesgotáveis, hoje sabemos bem que não é assim.
Segundo estudo do Instituto Akatu, se mantivermos os padrões atuais de consumo, antes de 2050 precisaremos de 2 terras para nos fornecer recursos.
Como não temos outra Terra à disposição, nossa única alternativa é cuidar e usar conscientemente esse planeta em que estamos.
As Mudanças do Mercado e o Greenwashing
Desde o início dos anos 2000, práticas de sustentabilidade são implementadas em vários segmentos do mercado.
Essas ações são sem dúvida muito importantes para a readequação da nossa cadeia de produção, porém um efeito colateral desse fenômeno é o chamado “Greenwashing”, ou em português, “lavagem (ou banho) verde”.
O Greenwashing consiste em incorporar temas ou símbolos relacionados á sustentabilidade na publicidade de uma empresa ou instituição, enquanto oculta ou desvia a atenção de impactos negativos gerados por ela no meio ambiente.
O “Novo” Sucesso
Em decorrência da necessidade da diminuição e reestruturação do modo de produzir e consumir, um novo conceito de sucesso profissional e pessoal tem surgido na última década.
Para a humanidade continuar sendo viável, uma mudança de mentalidade se faz urgente, principalmente quanto ao que representa uma pessoa ou negócio bem-sucedido. Os critérios do que é “sucesso” mudaram!
Com o acúmulo de bens deixando de ser um símbolo absoluto de vitória na vida, o reconhecimento da relevância da mensagem passada por empresas e pessoas ganha importância.
E o pano de fundo de toda essa revolução é sem dúvidas a colaboração e sustentabilidade social e ambiental.
Fonte: Ponto Eletrônico. ME; Wikipédia; Instituto Akatu.