Você está pensando em tomar creatina? Entenda melhor para que o suplemente serve, seus benefícios e aprenda como a opção para veganos é feita!
O veganismo, além de ser uma escolha ética em prol do bem-estar animal e do meio ambiente, também é um movimento que visa promover a saúde.
Por isso, muitos veganos estão engajados em atividades físicas para manter um estilo de vida ativo e saudável.
Dessa forma, acrescentar alguns suplementos à dieta pode ser muito benéfico para o desempenho físico, a creatina é um exemplo disso.
Embora a creatina seja tradicionalmente obtida de fontes animais, como a carne, atualmente existem diversas marcas de creatina vegana no mercado, atendendo à crescente demanda desse público preocupado com a origem dos ingredientes e ética alimentar.
Continue lendo para saber mais sobre a creatina, seus usos e as opções veganas!
Entenda o que é a creatina
A creatina é uma substância naturalmente presente no organismo humano, que desempenha um papel importante na produção de energia em atividades de alta intensidade, como exercícios físicos intensos.
Ela é sintetizada pelo corpo a partir dos aminoácidos arginina, glicina e metionina, principalmente no fígado e nos rins.
A creatina também pode ser obtida através da alimentação, principalmente em carnes e peixes.
Em termos de suplementação, ela é frequentemente utilizada para auxiliar na melhoria do desempenho físico e aumento da massa muscular em atletas e praticantes de atividades físicas.
A creatina vegana
O suplemento de creatina é produzido em laboratório por meio de um processo de síntese química.
A forma mais comum de creatina comercializada é a monohidratada, obtida a partir da reação química entre a sarcosina e a cianamida.
Esse processo de síntese química é realizado em ambiente controlado, seguindo rigorosos padrões de qualidade e segurança.
Por ser produzida sinteticamente, isso significa que ela não é derivada de fontes animais. Portanto, a creatina é naturalmente vegana.
Vale ressaltar que, apesar da creatina ser vegana, muitas vezes ela é comercializada por empresas que não seguem a filosofia.
Por isso, busque marcas 100% veganas para os seus suplementos.
Veganos e vegetarianos precisam da creatina?
A suplementação de creatina é importante para veganos e vegetarianos, pois a substância é naturalmente encontrada em alimentos de origem animal, como carnes e peixes.
Como uma dieta plant-based não possui esses alimentos, a suplementação pode ajudar a compensar essa falta e fornecer benefícios como melhora do desempenho físico, aumento da força muscular e aceleração da recuperação pós-exercício.
Como tomar creatina vegana?
Em geral, a dosagem de creatina pode variar conforme a formulação do suplemento, o peso corporal do usuário e a finalidade do uso.
Mas, uma dosagem típica do suplemente pode variar de 3 a 5 gramas por dia. Essa dosagem é comum para homens e mulheres adultos, independentemente do peso corporal.
Parece não existir muito consenso sobre qual o melhor momento do dia para tomar creatina.
No entanto, tomar o suplemento em conjunto com hidratos de carbono ou hidratos de carbono e proteína, parece aumentar a captação muscular de creatina.
É importante ressaltar que a suplementação de creatina deve ser feita adequadamente, com orientação de um profissional de saúde qualificado, considerando as necessidades individuais, a saúde geral e a prática de exercícios físicos.
Onde comprar creatina vegana?
No marketplace Atlantikos você pode encontrar as principais marcas de creatinas veganas.
Clique aqui e conheça todas as creatinas veganas disponíveis na Atlantikos!
Leia também:
WVegan: a maior linha de suplementos veganos do Brasil!
Nutrawell: alimentos e suplementos veganos de alta qualidade
Cinco marcas de pasta de amendoim