Um novo estudo descobriu que adotar uma alimentação plant-based pode ajudar as pessoas a lutar contra os vícios em substâncias maléficas
Dietas veganas podem ajudar as pessoas a superar problemas de dependência de substâncias, sugere uma nova pesquisa realizada em Austin, Texas.
No estudo nomeado ‘INFINITE’ o autor principal, Adam Sud, trabalhou com os especialistas em demência Ayesha e Dean Sherzai, além da pesquisadora clínica Dra. Tara Kemp.
Juntos, eles conduziram o que se acredita ser o primeiro estudo controlado para observar os efeitos da nutrição e da educação nutricional na recuperação do vício.
Os resultados foram observados em pessoas em um programa de reabilitação.
O projeto surgiu como resultado da própria experiência de Sud em se recuperar da dependência de opiáceos e estimulantes.
Durante sua jornada de reabilitação, Sud observou como adotar uma dieta à base de vegetais parecia melhorar muito sua recuperação do vício em substâncias.
Além disso, seu bem-estar mental e saúde geral melhoraram muito.
Essa percepção levou Sud a realizar uma investigação científica sobre a conexão.
As descobertas abrangentes do estudo revelaram que os pacientes de reabilitação que adicionaram uma dieta à base de vegetais em seu programa de recuperação “experimentaram aumentos estatisticamente significativos na resiliência e autoestima em comparação com o grupo de controle”.
Como o Estudo INFINITE foi conduzido?
Inicialmente, um grupo de 48 pessoas concordou em participar do estudo.
No entanto, apenas 33 permaneceram durante toda a duração. Aqueles que o fizeram foram observados por 10 semanas.
Indivíduos que já estavam em um programa de reabilitação foram convidados a se colocarem no grupo de alimentos integrais à base de plantas ou no grupo de controle. Os últimos receberiam refeições regulares do centro de tratamento, incluindo produtos de origem animal. Ambos os grupos receberam educação nutricional para ajudá-los a entender como o que comiam poderia afetá-los.
Ao final do período de observação, os participantes foram questionados sobre sua experiência, por meio de entrevistas e questionários.
Foi revelado que aqueles no grupo plant-based se sentiram, em geral, mais confiantes e fortes em sua reabilitação de dependência de substâncias.
“Isso é valioso, pois essas duas variáveis são fatores poderosos na recuperação e as descobertas podem tornar uma dieta baseada em vegetais vantajosa na recuperação”, disse Sud à Forbes.
Fonte: Plant-based News
Leia também:
Atleta vegano vence ultramaratona internacional
Rótulos de impacto climático diminuem consumo de carne
O flexitarianismo está em crescimento