Conheça 9 dicas para você reciclar com mais facilidade, organização e sustentabilidade!
A reciclagem já é um tema muito abordado no mundo desde os anos 50, e teve um aumento significativo na sua prática nos anos 2000. Porém, infelizmente, a reciclagem ainda é pouco praticada.
Esse deveria ser um processo comum e já rotineiro em todas as nações, com operações bem definidas de coleta e reciclagem em todas as regiões, mas isso ainda é um cenário inexistente.
Governos federais e regionais, em geral, ainda não deram a importância necessária para essa questão, que é essencial para a continuidade da nossa existência saudável no Planeta Terra.
Além disso, o entendimento e conhecimento da população sobre a importância da reciclagem é pequeno. As instituições de ensino não abordam o tema com frequência e prática, e por isso a atividade de reciclagem familiar ainda é muito pequena, muito mesmo!
Veja as dicas abaixo para você reciclar com sucesso!
1. Informe-se!
Saiba se onde você mora tem coleta de reciclados. Se você mora em condomínio pergunte para algum colaborador (porteiro, zelador, etc.).
Agora se você mora em casa ligue para a prefeitura ou para a administração do seu bairro para saber se na sua rua passa coleta de reciclados.
Existem também muitos pontos de coleta no Brasil levar o seu lixo em algum deles, quando não tem coleta na sua rua é uma ótima opção.
Acesse rotadareciclagem.com.br e encontre o ponto mais próximo de você.
Uma excelente opção é utilizar o app “Cataki”, ele faz a ponte entre você e catadores de lixo que vão levar o seu lixo para a reciclagem.
Já são mais de 1500 catadores registrados, e 100% do dinheiro gerado pelas coletas fica com o catador.
É só deixar acumular o lixo seco e chamar o catador para coletar. Baixe no App Store e no Google Play.
2. Não precisa separar
Fique tranquilo, você não precisa separar o lixo conforme o tipo de material (metal, papel, plástico, etc.). Isso ajuda no processo, mas todas as cooperativas já fazem isso, então só separe o lixo seco para reciclagem.
3. Não precisa limpar tudo sempre
Se um material que pode ser reciclado estiver sujo, você precisa higienizá-lo. Mas não se preocupe, não precisa ser um tratamento completo. Apenas tire qualquer sujeira ou componente orgânico acumulado para evitar animais e bactérias.
4. Isopor
Evite comprar Isopor. Esse é um tipo de plástico pouco comercializado no Brasil. Por isso ele tem grandes chances de ser descartado durante o processo de separação na maioria das cooperativas do Brasil.
5. Remédios e Cosméticos
Remédio, higiene pessoal e cosméticos. Esses tipos de produtos danificam muito o nosso solo, rios e mares. Se você tem aquela caixinha ou gaveta com remédio e pomadas que não usa mais ou que estão fora da validade, tem solução!
A Droga Raia, por exemplo, possui 235 unidades no Brasil com pontos de coleta para reciclagem. Pesquise a mais próxima de você.
6. Pneus
Pneus velhos? Sabemos que a queima de pneus é muito prejudicial para a atmosfera terrestre. Hoje já existe uma grande empresa de logística reversa no Brasil, a ReciclaNip. Eles reciclam pneus e possuem ponto no país inteiro. Acesse reciclanip.org.br para encontrar o ponto mais próximo de você.
7. Clips de escritório
Eles não são recicláveis, sendo descartados na separação. Por isso use-os ao máximo! O clips é descartado em grande quantidade quando ainda poderia ser utilizado.
8. Vidro x Latinha
Sempre opte por latinha quando for comprar sua cerveja ou refrigerante, o alumínio é facilmente reciclável e nunca descartado no processo de separação. Já a long neck e outras garrafas de vidro são difíceis de serem recicladas.
9. Recusar sempre que possível!
Diga “não” a vontade! Evite materiais e produtos com feitos de materiais recicláveis, REDUZIR O VOLUME DE LIXO É O MELHOR CAMINHO SEMPRE!
O que acharam dessas dicas? Conversem conosco nos comentários!